top of page

Mais que pessoa recrutadora, Talent Advisor

Atualizado: 29 de nov. de 2022

O universo de recrutamento tem mudado constantemente, cada vez mais falamos de um time de recrutamento focado em talent insights, business knowledge, data drive e principalmente humanizado e focado em hiring experience.


Não que fazer sourcing e entrevistar não seja importante, mas o nosso papel atualmente vai muito além disso, foi assim que começamos a falar sobre a pessoa Talent Advisor e o impacto dessa atuação na estratégia de talentos.



Mas o que é uma pessoa Talent Advisor?


Talent Advisor vai além de apenas entender uma estratégia. Talent Advisors trabalham em estreitar a conexão com líderes de negócios, business partners e analistas, o foco é na criação de uma cultura de recrutamento e não somente em uma vaga fechada.


Nesse momento de layoffs, vemos de um modo muito transparente o como as pessoas ainda veem o papel de recrutamento com algo extremamente focado em fechamento de vagas, mas vamos olhar por um outro ângulo?


Alguns dos impactos de uma pessoa de recrutamento, atuando como Talent Advisor para o negócio, são:

  • Talent Advisors conhecem muito bem seu Employer Branding e como melhorar sua marca;

  • Definição das principais pipelines de talentos da empresa;

  • Criação e desdobramento de uma estratégia de recrutamento interno;

  • Desenvolvimento de treinamentos para o time sobre como recrutar melhor;

  • Foco em retenção de talentos;

  • Estratégia de diversidade;

  • Melhorias nos processos de recrutamento.


Esses são apenas alguns dos exemplos de contribuições que uma pessoa que atua como Talent Advisor pode executar. Consegue perceber como vai muito além de buscar um perfil no Linkedin?


Para as pessoas recrutadoras que desejam se tornar Talent Advisors, a melhor coisa a fazer é subir de nível adquirindo mais conhecimento, desenvolvendo novas habilidades e aprendendo novos processos.


A diferença entre uma pessoa Recruiter e a Talent Advisor


Uma pessoa recrutadora fecha uma vaga. Uma Talent Advisor compartilha feedbacks e direciona a cultura de recrutamento do negócio.


Talent Advisors e recruiters são especialistas nas áreas de aquisição e desenvolvimento de talentos, mas têm trabalhos muito diferentes.


As pessoas Talent Advisor trabalham em estreitar colaboração com os líderes da empresa para apoiar na determinação de suas necessidades, depois criam analisam o mercado e desenvolvem uma estratégia para recrutar pessoas candidatas que possam atender a essas necessidades. Também ajudam as empresas a gerenciar seu pool interno de talentos, garantindo que todos estejam felizes em sua posição atual e preparados para assumir maiores responsabilidades sempre que surgir uma vaga.


As pessoas recrutadoras, por outro lado, encontram pessoas candidatas em potencial para vagas em aberto e, em seguida, apresentam para a liderança que decide se deve ou não contratar.


E o que faz uma pessoa recrutadora atuar como Talent Advisor?


1. Muito além de suposições, Talent Advisor trabalham com dados


A Talent Advisor trabalha com dados em todos os aspectos, desde o momento em que está definindo uma estratégia de seleção, analisando funil ou definindo offers. Os dados direcionam toda a estratégia envolvida. Se a sua empresa não tiver nenhum dado, comece você a criar os dados que apoiam a estratégia do seu time.


2. Talent Advisors compartilham feedbacks


Talent Advisors sabem a importância do feedback e vêem o processo de recrutamento como uma jornada de desenvolvimento e de aprendizado. Além disso, pessoas que atuam como Talent Advisors apoiam a liderança na formação do seu time, trazendo mapa de talentos e perguntas necessárias que precisam ser analisadas antes de uma contratação acontecer.


3. Alinhamento de expectativas


Todos nós já tivemos aquela liderança que abre uma vaga e no outro dia está cobrando pessoas, certo?


Por esse motivo, quanto mais alinhado estiver os nossos objetivos com a liderança mais fácil será de garantir desenvolvimento e compartilhar feedbacks com o time ao longo do processo, transparência é a chave de tudo. Lembre-se, o processo de contratação é altamente mensurável, ou seja, analisar os KPIs aumenta as chances de ter sucesso nas estratégias definidas por você.


4. Estratégia de talentos além de sourcing


Pessoas Talent Advisors criam estratégias de sourcing, além do fechamento de uma vaga. A estratégia é criada para que o recrutamento seja de forma ativa, ou seja, não precisa abrir uma vaga para buscar pessoas no mercado, se encontrar bons perfis, essas pessoas são compartilhadas com a liderança.


E se você estiver com uma vaga aberta para o time de Talent Acquisition, te ajudo a decidir se faz sentido contratar uma pessoa recrutadora ou Talent Advisor.


Bem, vamos dar uma olhada na diferença entre essas duas posições.


As pessoas Talent Advisors são especialistas na área de Gente(Recursos Humanos) e práticas de recrutamento, mas seu foco é menos em encontrar novas pessoas colaboradoras e mais em ajudar as lideranças a contratar as melhores pessoas e reter os melhores talentos. Fornecem orientações sobre como criar um processo de recrutamento mais eficaz, melhorando as taxas de retenção e reduzindo a rotatividade.


As pessoas recrutadoras têm a tarefa de encontrar candidatos qualificados para vagas abertas. As pessoas recrutadoras focam em receber uma requisição de vagas e encontrar a pessoa que fechará essa vaga, cuidando de toda a logística do processo, mas o maior foco é na contratação.


Aqui na Anywhere, todos os nossos talentos são formados para atuar como Talent Advisors para o negócio, pois somente assim impactaram as empresas de forma profunda, para que os negócios aprendam a recrutar cada vez melhor.


Através do nosso e-book "Mais que Recruiter, Talent Advisor", você vai poder descobrir qual o seu nível de senioridade enquanto uma pessoa recrutadora, para que assim, você possa entender qual seu próximo step e no que precisa desenvolver.


Clique aqui para baixar o e-book.


Gostou desse artigo?

Nos siga para mais conteúdos!

515 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page