top of page

Recrutamento Internacional: o talento brasileiro ao redor do mundo

Atualizado: 29 de nov. de 2022

Chegou o momento, empresas de todo o mundo querem contratar e se conectar com talentos brasileiros.


O trabalho remoto nos possibilitou muitas coisas e uma delas é trabalhar de qualquer lugar do mundo e saber que podemos nos conectar, nos relacionar e gerar resultados das nossas casas, de hotéis, da praia, entre outros lugares. Esse movimento também abre as portas para que os times de recrutamento de tecnologia possam se conectar com talentos estrangeiros e aumentar cada vez mais a sua base de talentos.


Para quem não sabe, hoje vivemos o que chamamos de "Talent War" no mundo da tecnologia. Basicamente, isso significa que temos muito mais vagas do que talentos disponíveis no mercado, sendo assim, com a oportunidade de acessar profissionais de outros lugares, a nossa possibilidade de fechar vagas e evoluir mais rapidamente com uma contratação se torna muito maior.


Então, para você que está nesse momento de transição ou pensando em mudar de país, separamos algumas dicas para te ajudar a se preparar para os processos seletivos:


Inglês


Treine muito o seu inglês, faça entrevistas com quem sabe falar e exercite com pessoas a sua volta, pois você passará por pelo menos 3 entrevistas dentro de um processo seletivo. E caso você nunca tenha estudado a língua, não tem problema, comece a estudar hoje mesmo e se prepare para a sua transição!


Networking


Existem diversos meetups fora do país acontecendo o tempo todo. Você pode se conectar com pessoas que certamente irão te ajudar no seu processo de evolução.


Recrutamento


Se conecte com pessoas recrutadoras e pessoas da área que você quer trabalhar fora do Brasil, isso certamente te ajudará! Fazendo isso, você ficará sabendo de vagas, novidades do mercado e das empresas do seu interesse.


Linkedin


Se você quer ir para um lugar específico, altere a sua localização no Linkedin para o país do seu interesse, pois assim, você começará a aparecer nas buscas de pessoas recrutadoras.


Conexão


Mande mensagens para profissionais que você se conecta ou admira, perguntando se essas pessoas poderiam fazer calls de 30 minutos para trocar sobre o mercado, inovações e o que você precisa para fazer parte dessa empresa.


Além das dicas acima, aqui abaixo você pode descobrir os países que mais estão contratando pessoas do Brasil neste momento. Ressaltamos que essa lista muda constantemente, mas já pode te ajudar a iniciar suas buscas!

  • Canadá;

  • Estados Unidos;

  • Austrália;

  • Irlanda;

  • Portugal;

  • Nova Zelândia.


Um questionamento bastante frequente acerca desse tema é em relação ao visto de trabalho para morar nesses países. Uma das formas de conseguir esse visto é através das próprias empresas - muitas delas conseguem te ajudar nesse processo - mas isso vai depender do tamanho e do momento do negócio. Por esse motivo, vale sempre pensar que o primeiro passo pode ser trabalhar remotamente e, depois, quando você já tiver mais conexões e networkings, começar o movimento de buscar uma vaga para morar em outro país.


Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre recrutamento internacional.


A Anywhere tem como propósito conectar talentos ao redor do mundo todo, portanto acompanhe nossas páginas, pois sempre compartilhamos vagas por lá.




Gostou desse artigo?

Nos siga para mais conteúdos!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page