top of page

5 dicas para o sourcing de recrutamento

Atualizado: 12 de dez. de 2022

Sourcing é uma prática da área de recrutamento que pode ser definida como a busca ativa de candidatos qualificados para determinada vaga. Dentre as diversas outras atividades desenvolvidas por uma pessoa recrutadora, além do sourcing, estão o alinhamento de necessidades das áreas com os gestores da organização; o desenvolvimento de estratégias para o fechamento das vagas; a organização de entrevistas; entre diversas outras funções.



Um estudo publicado pela Entelo, revela que as pessoas recrutadoras gastam até 13 horas semanais à procura de candidatos para uma única vaga. Além disso, 33% desses profissionais investem mais de 20 horas por semana neste processo.


Em busca de diminuir esse tempo, onde os seus colaboradores dedicam-se a uma única atividade operacional - o sourcing -, as organizações podem investir em soluções de curto, médio e longo prazo, as quais podem impactar de diferentes formas a produtividade do seu time. Algumas dessas soluções são a terceirização do processo de recrutamento, ou de parte dele; o desenvolvimento de um excelente hiring experience para a melhor retenção de pessoas candidatas; o fortalecimento da sua marca empregadora para uma maior atração de talentos; o planejamento de uma estratégia de sourcing ou de inbound recruiting; entre outras.


Sabemos da importância e necessidade do sourcing para as pessoas recrutadoras, mas também vemos que uma grande parte desses profissionais fazem esse processo sem uma estratégia por trás. Ainda que seja uma atividade operacional, é de extrema importância que se tenha uma estratégia e planejamento para uma maior assertividade e, até mesmo, uma melhor otimização de tempo nesse processo.


Existem diversas ferramentas e plataformas que auxiliam na busca ativa por talentos, mas conversando com vários profissionais da área de Talent Acquisition, percebemos que o Linkedin continua sendo o principal meio para o sourcing. Dessa forma, separamos algumas dicas que podem te ajudar a obter melhores resultados nesse processo, até porque o mercado está cada vez mais competitivo, especialmente na área de tecnologia, e é preciso se destacar em meio à multidão.


1. Abordagem personalizada


Personalizar a mensagem te demandará mais tempo, mas a sua conversão será muito maior. Se referir à pessoa pelo nome, se apresentar e comentar sobre a vaga e a empresa em questão, podem ser algumas formas de personalizar essa abordagem.

Além disso, é muito importante que essa abordagem seja sobre a pessoa candidata e sobre o que chamou a sua atenção no perfil dela.

Por que você acredita que ela se encaixa na vaga e deveria entrar para o processo seletivo da sua empresa?

2. Recrutamento ativo

Diferentemente do recrutamento passivo, onde a organização divulga a sua vaga e espera as pessoas se candidatarem para fazerem uma triagem e todo o resto do processo seletivo, o recrutamento ativo é aquele em que a empresa vai atrás do talento ideal - o sourcing.

Mas aqui nós estamos falando de um recrutamento ativo que vai um pouco além disso. Estar constantemente se comunicando e se relacionando com a rede de talentos, ou até mesmo estar dentro de comunidades de diferentes áreas, pode fazer uma grande diferença quando se trata da taxa de conversão no seu sourcing.

3. Inbound Recruiting

O Inbound Recruiting é uma metodologia que se deriva do marketing e, ultimamente, tem ajudado bastante as áreas de RH a desenvolverem processos seletivos mais assertivos. O objetivo final é fazer com que talentos que não conhecem a sua marca empregadora se tornem promotores da sua organização e dos seus processos seletivos, independentemente se foram aprovados ou não no final do processo.

Nessa metodologia, é necessário primeiramente atrair talentos por meio de conteúdos relevantes; convertê-los em possíveis candidatos, através de materiais acessados mediante informações registradas pelos mesmos em uma landing page, por exemplo; nutrir esses talentos através de novos conteúdos relevantes - nesta etapa, também é possível trazer histórias e depoimentos de colaboradores; transformar esses leads em pessoas candidatas, sejam elas ativas ou passivas; e encantá-las - é aqui que entra a experiência da pessoa candidata (dica 5).

4. CRM no Recrutamento

CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management", ou seja, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, na qual engloba toda a gestão de vendas, envolvendo também o marketing, o atendimento e todos os outros pontos de contato com esse cliente.

Dentro do Recrutamento, a ideia seria adaptar essa estratégia para o seu processo seletivo, visando realizar uma melhor gestão de talentos. Recomendamos também que você crie uma estratégia de abordagem, envie uma primeira mensagem mais completa e, após aproximadamente uma semana, envie uma nova mensagem de “follow up”. Isso pode ajudar sua conversão aumentar!

Nos Estados Unidos, diversas empresas enviam até 4 mensagens para uma pessoa candidata, antes de desistir do perfil dela.

5. Experiência da pessoa candidata

Essa não é uma dica de como melhorar o seu sourcing diretamente, mas certamente te ajudará de forma indireta.

Que tal tentar garantir com que a pessoa candidata se sinta bem desde o início do processo de recrutamento? Para que isso aconteça, além da abordagem personalizada, você pode pensar em formas de tornar o processo seletivo mais leve e acessível.

É de extrema importância que a pessoa candidata entenda desde o início quais etapas ela deverá passar ao longo do processo, dessa forma, sentimentos como ansiedade poderão ser bastante amenizados. Estabelecer uma rotina de feedbacks também se torna fundamental nesse sentido.

Algo que algumas empresas já têm implementado também, a fim de tornar o processo mais acessível e inclusivo, é apresentar, dentro de cada etapa, mais de uma possibilidade para a pessoa candidata escolher qual se sente mais confortável para fazer. Por exemplo, existem pessoas que passam por uma etapa de Live Coding (chamada on-line de codificação ao vivo que podem demonstrar a aptidão do desenvolvedor em solucionar problemas de acordo com seu background teórico e capacidade de improvisação) super bem, enquanto outras, com as mesmas hard skills, não conseguiria apresentar um bom resultado por n fatores, mas se sairiam muito bem em um teste enviado por e-mail com determinado prazo.


Novas soluções para o seu processo de recrutamento


O mercado de Talent Acquisition apresenta novos desafios ao time de recrutamento todos os dias, e é necessário considerar novas soluções para esses problemas, caso as pessoas recrutadoras queiram colher bons resultados.

Se você está pronto para explorar novos métodos de recrutamento de talentos, agende hoje uma conversa com nossa equipe. Trata-se de fazer contratar os melhores talentos em um menor período de tempo.


Gostou desse artigo?

Nos siga para mais conteúdos!

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page